terça-feira, 11 de maio de 2010

Desenhos vivos no Nova Terra Festival.




Nos dias 1 e 2 de Maio fui convidado pelo organização do Nova Terra Festival para fazer uma oficina de desenhos vivos com frutas uma das minhas oficinas favoritas. A oficina foi um sucesso e atraiu diversas crianças que se divertiram muito. Abaixo esta o funcionamento em etapas para quem quiser fazer a oficina.
Tempo de Duração: De 3 a 5 horas.
Primeira Etapa: Roda de apresentação e breve explicação de como funciona a oficina. Após a explicação todos lavam as mãos e depois todas as frutas.
Segunda etapa: Metade começa a descascar as frutas e a outra a cortar as frutas pequenas tipo uvas, morangos em formatos que proporcionem desenhos tipo rodelas, tiras, borboletas (tangerinas) etc...
Terceira etapa: Todos começam a fazer os cremes vivos (tintas) de frutas;
Exemplos - Caqui = Vermelho
Abacate + 1/2 abacaxi = verde
mamão + ameixa sêca sem caroço = marrom
manga = amarelo
mamão = laranja
goiaba + abacaxi = rosa
Quarta Etapa: Montagem dos desenhos e confraternização.
Após estiverem todos os formatos e cremes prontos prepare os pratinhos e as colherinhas (elas vão ser usadas como se fosse um pincel). Apos cada um fazer seu desenhos deve-se montar um mosaico e todos devem cantar em volta e trocar seu desenho com um colega.
Sementes recomendadas: linhaça, gergilim, amendoim, aveia germinadas.

Observação:
Nos cremes faça combinações de frutas neutras com cítiricas, cítricas ou somente frutas doces. Para fazer os cremes tendo um liquidificador ajuda muito mas faça alguns cremes manualmente (usar um voal furado) pois o tato é importante na oficina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário