quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vivência Pós Enca na Bahia




Inhambu
Cacau finalmente chegando no destino.

Moradores locais indo para a Feira em Ubaitaba
Levando 9 47 kg de cacau para a Feira.

Aho irmãos após o Enca (Encontro Nacional das Comunidades Alternativas) fui para Zona Cacaueira que fica na Serra do Cunduru um paraíso rural onde vivem 10 mi l pessoas que dependem do cacau para viver. Estive durante 2 semanas em duas fazendas na Pura Vida e na Rosa dos Ventos onde tem uma escolinha alternativa onde fiz uma oficina de massinha com as crianças . Foi uma vivência e tanto colher o cacau, cortar, fazer chocolate, leva na feira e conhecer a tradicional feira de Ubaitaba que recebe alimentos de vários municípios da Bahia e do entorno. Entre as novidades que conheci foi o Inhambu (inhame nativo do nordeste) e o Andu (Feijão nativo da região da Serra do Cunduru.)

2 comentários:

  1. O inhambu é uma espécie de inhame nativo do Nordeste que conheci em Ipiaú. Essa raiz que era a favorita de mamãe e a cada dia é menos plantada. Tem muita gente que viveu a vida toda lá que não a conhece. Quando mamãe voltava à sua terra natal só descansava quando se fartava e sempre que havia portador de lá para Aracaju não traziam menos de uns 2 kg.

    ResponderExcluir
  2. Consegui plantar algumas raizes ja nasceram agora me responda porfavor qual é o tempo certo para colher as rzizes? obrigada.

    ResponderExcluir