quarta-feira, 6 de março de 2013

Torta Vital de Abricó no verão carioca.



Registrando pela primeira vez uma torta que ja virou mania no verão e outono no Rio. Basta colher os abricós disponíveis pela cidade (o Abricó esta presente em quase toda orla nacional e cidades litorâneas) despolpa-los e depois aperta-los ate virar massa. Depois e so moldar e rechear com as frutas da Estação.
Maiores informações sobre a fruta abaixo:

Receita da torta de Abricó:

Para a massa
 - 30 a 40 frutos de Abricó da praia
 - Canela em pó (opcional)
- Mel (opcional)
 - Uvas passa (opcional)

Recheio
 - Banana prata
- jaca batida (creme)
- decoração de estrelas de carambolas, morango e acerola

Como fazer a massa
- LAve bem com uma esponja todos os abricós antes pois geralmente estão bem sujos pela poluição dos carros das cidades.
- despolpe todos, corte com uma faquinha e depois raspe com uma colher de chá as cascas e as sementeas.
- Apos tirar toda a polpa va apertando tudo e massageando ate formar uma massa homogênea. Se preferir é o momento de mistura da canela, uva passas etc...

Recheio e cobertura:
Corte de forma homogêneas (cortes com um padrão nem grosso nem fino) e vá encaixando os em camadas. Por cima e so colocar a jaca manteiga batida. e depois decorar com frutas que preferir

OBS:
Use Frutas de preferência cítricas para essa torta de Abricó (manga, goiaba, morango etc...) no caso usei as que tinha no quintal banana e jaca e carambolas. E uma questão de bom censo ao misturar citricos com alcalinos pois pode dar dependendo da quantidade de mistura uma indigestão.

Abricó-de-praia - Labramia bojeri

O Abricó-de-praia (Labramia bojeri) é uma árvore da família Sapotaceae, também conhecido como abiurana, abi, abieiro, caimito, caimo, entre outras referências populares.
s

Características

Árvore de crescimento lento que pode atingir entre 7 e 10 metros de altura. Sua copa é relativamente densa e as folhas, em tom verde-brilhante, têm formato oval.
Na aparência, os frutos da abricó-de-praia lembram e muito pequenas goiabinhas. Até as flores (brancas, pequenas e perfumadas) também são semelhantes.
A curiosidade, nos frutos, é que eles produzem um látex quando estão verdes, indicado para remover bicho-de-pé e acabar com verrugas e micoses. Maduros tem cor amarela. Sua polpa é branca, farinhenta e doce, sem apresentar um aroma específico.
Planta típica de clima tropical, recentemente uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da Piracicaba, da Unicamp, avaliou o efeito das lectinas, presentes na abricó-de-praia, sobre as bactérias presentes na placa bacteriana ou biofilme oral. Em outras palavras, a proteína extraída desta planta é capaz de prevenir o aparecimento de cáries.
Esta espécie pode ser usada na arborização urbana e também na recomposição de matas.



5 comentários:

  1. Gostei muito das informações, vou testar a receita! Parabéns pelo blog, é ótimo! Abraços

    ResponderExcluir
  2. achei 3 tipos abricó da praia com diferentes espécie de árvore. Qual ser a certa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça um teste simples e milenar abra os abricos tire a polpa e deixe na janela ou quintal se um passarinho vier e comer todos eles voce pode comer sem problemas.....existem algumas especies de abrixos da praia e so voce ver por foto e ver as fotos da fruta geralmente nao muda muito nao ja comi em diferentes Estados e lugares...

      Excluir
  3. Show!!! Nunca imaginei poder comer alem da massa com sica quando criança, mas vou testar, me parece que a ideia será uma delicia. Grato pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Ze que coincidenciA Estava aqui em casa preparando uma torta de abrico e vejo seu comentario.... lance da sica so fica quando o fruto nao esta totalmente maduro (amarelo bemm forte) tenho colhido aqui em Salvador pois aqui como em muitas cidades e utilizado no paisagismo e fica assim muitos pelo chao e so catar mesmo....lave bem antes por causa da poluição urbana....ja fiz donuts no forno tambem mas deve dar muitas receitas.....entre la na minha pagina no face...https://www.facebook.com/VivoAngeloAlimentacaoVital/?fref=ts

      Excluir